Casco
Apresentam características que os tornam próprios para navegação fluvial, como boca estreita em relação ao comprimento total. Em geral, os cascos são movidos a motor e possuem cabines que abrangem quase a totalidade do seu comprimento e que se assemelham ã uma pequena choupana coberta de palha. Algumas adaptações para transporte de carga apresentam cabines reduzidas. A estrutura dessas embarcações varia de acordo com as regiões e condições em que são fabricadas. Na sua maioria utilizam métodos tradicionais de confecção com presença de quilha, cavername e demais peças estruturais. Em alguns municípios da microrregião do Gurupi, esse modelo ainda é confeccionado a partir de uma canoa -de-um-pau que funciona como fundo, recebendo braços de cavernas que permitem o acréscimo de tábuas ao costado, aumentando assim o calado.
Modelo 3D
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Características
Casco
Maior boca estreita em relação ao comprimento total, o que lhe da uma forma alongada. Presença de quilha não muito robusta. Espelho na proa e na popa. Maior boca a aproximadamente meia nau. Movido a motor. Cabine alta cobertura com estrutura de madeira (duas águas) cobertas de palha e abrange quase todo o casco.
Velame
Não apresenta.
Zona de ocorrência
Região dos Lagos. Ocorre nos lagos de Cajari, Viana e Penalva, no vale dos rios Pindaré e Mearim.
Processo de construção
Pode se considerar que esse modelo mais raro, seja o testemunho da transição entre as antigas canoas indígenas de um só tronco para as embarcações artesanais da atualidade, cujos cascos são inteiramente compostos com tábuas, explicando-se dessa forma a origem das proas chatas das canoas do Maranhão. Geralmente os cascos apresentam espelhos na proa e na popa, sendo muito raro encontrar variações com proa-de-risco.